O que é CDN, uma rede de distribuição de conteúdo?
Confira como uma CDN funciona na prática e as vantagens de portais de conteúdo, redes sociais, streamings e ou sites usarem essa tecnologia!
Já ouviu falar no termo CDN ou em Rede de Distribuição de Conteúdo?
O nome pode até parecer estranho, mas você usa as CDNs mais do que imagina!
Confira como uma CDN funciona na prática e as vantagens de portais de conteúdo, redes sociais, streamings e ou sites usarem essa tecnologia!
O que é CDN?
CDN é uma rede de distribuição de conteúdo, ou seja, um grupo de servidores distribuídos geograficamente, que trabalha em conjunto para entregar conteúdos de internet com mais velocidade.
Em outras palavras, essa rede de distribuição é uma maneira de enviar conteúdos massivos para usuários sem ter problemas de desempenho.
Essa tecnologia ganhou popularidade e, hoje, a maior parte do tráfego de internet é distribuída por CDNs, principalmente em sites que entregam conteúdo para todo o mundo, como Facebook, Netflix e Amazon.
Como uma CDN funciona na prática?
Você sabe o que acontece quando você quer assistir a um vídeo e clica no “play”?
Seu provedor solicita o vídeo para o servidor da Netflix, por exemplo, que fica lá nos Estados Unidos, e eles mandam o arquivo de volta para o seu provedor de internet, que manda para o seu aparelho.
Agora, imagine que outros usuários também queiram assistir a esse mesmo vídeo.
Se o provedor não tem conexão direta, ele vai ter que ir lá nos Estados Unidos buscar e fazer tudo de novo.
Com essa rede de distribuição de conteúdo, o vídeo é enviado uma única vez e fica guardado no seu provedor.
Assim, quando um usuário acessa o vídeo é mais rápido, já que ele já está na mão, pronto para ser entregue.
Isso é CDN, os conteúdos já ficam armazenados no seu provedor, pertinho de você, facilitando o acesso com muito mais velocidade!
Vantagens da CDN
Agora que você já entendeu como a CDN funciona, chegou a hora de ler sobre as vantagens de se usar esse tipo de tecnologia em sites e streamings.
Redução do tempo de resposta
O aumento da velocidade dos sites é o principal benefício ao usar uma CDN.
Como a distribuição do conteúdo é feita de um servidor mais próximo do visitante do site, o tempo de carregamento da página é menor.
Lembra do exemplo?
É muito mais rápido carregar um filme que vem do seu provedor de internet, dentro da sua cidade, do que através do provedor da Netflix, que fica nos Estados Unidos.
Garante estabilidade e consistência
Em sites grandes, que frequentemente possuem sobrecarga de acessos, como e-commerces e portais de conteúdo, pode ocorrer instabilidade nos picos de acesso.
A CDN resolve isso, já que evita que um único servidor receba toda a carga de solicitações e acessos, além de tirar a necessidade de baixar
conteúdos toda vez que são solicitados.
Melhora a experiência do usuário
Com o acesso mais rápido, menor tempo de resposta e menos travamentos, o usuário fica mais satisfeito ao perceber que consegue resolver seus problemas sempre que acessa a página.
Protege contra ataques
Usar uma rede de distribuição também gera mais segurança.
Com essa estratégia de descentralização e cópia, junto com mecanismos internos de defesa, um site com CDN consegue lidar bem com ataques virtuais e diminuir o prejuízo que eles poderiam causar.
Menor custo
Com a redução de problemas de manutenção e riscos de ataques, a empresa terá seus custos operacionais reduzidos.
Se você possui um site com muitos acessos, ter uma CDN é uma ótima vantagem!
Caso não tenha, você já aprendeu um pouco mais sobre como a internet funciona e curiosidades sobre novas tecnologias e formas de navegar na internet.