Como ter uma internet segura: 13 dicas essenciais
Ter uma internet segura é fundamental para fazer uso dessa tecnologia e não cair em golpes, adquirir vírus ou outros problemas que a internet pode trazer.
Ter uma internet segura é fundamental para fazer uso dessa tecnologia e não cair em golpes, adquirir vírus ou outros problemas que a internet pode trazer.
Por isso, reunimos 13 dicas essenciais para ter uma internet segura, dentro e fora de casa!
Como ter uma internet segura com seus equipamentos
1. Instale um antivírus e mantenha-o atualizado
Instalar antivírus em todos os seus equipamentos é uma das principais dicas para ter uma internet segura.
Além de instalá-lo, é necessário se certificar de que o programa é atualizado constantemente para garantir que possíveis problemas sejam corrigidos.
2. Atualize aplicativos e softwares a cada nova versão
Quando um aplicativo ou software é atualizado, vulnerabilidades e erros são consertados, tornando o acesso de hackers mais difícil.
Por isso, sempre atualize aplicativos, seu navegador, antivírus e outros possíveis softwares no computador, celular e tablet.
3. Faça backup dos dados importantes
Por mais cuidado que a gente tome, pode acontecer de um aplicativo ou navegador dar pau, então é fundamental ter o backup em dia para não perder todos os seus dados.
Você pode fazer o backup através de um HD externo ou pela nuvem.
Confira como armazenar dados na nuvem aqui.
4. Use um navegador seguro
Os navegadores são os aplicativos que você usa para acessar a internet, como Google Chrome, FireFox e Safari.
Usar esses navegadores renomados e seguros não só garante que você possa usar as tecnologias mais atuais, como também te possibilita usar os melhores recursos de segurança.
5. Utilize softwares originais
Sistemas operacionais, jogos, aplicativos de escritório e editores de imagens estão entre os softwares mais pirateados.
À primeira vista pode parecer vantajoso por causa do baixo custo, mas os problemas e perigos que esses programas podem trazer não valem a pena.
Além de não terem as atualizações que falamos anteriormente, eles podem estar sendo usados para passar vírus e, com isso, hackers podem conseguir entrar nos seus dispositivos.
Como ter uma internet segura durante a navegação
6. Evite clicar em anúncios suspeitos na internet
Os anúncios e propagandas em sites também são mecanismos usados pelos hackers para espalhar vírus e conseguir acessar dados pessoais.
Desconfie de propagandas muito sensacionalistas ou com preços e descontos absurdos.
7. Crie uma senha forte e segura – e altere com regularidade
Já falamos bastante sobre a criação de senhas fortes aqui no blog, justamente porque essa é uma dica muito importante e essencial para ter uma internet segura.
Então, vale a leitura do artigo Senhas seguras: como manter as suas contas protegidas para conferir mais dicas!
8. Armazene suas senhas em um local seguro
Agora, além de criar senhas seguras, é muito importante armazená-las em um local seguro.
Já pensou se você tem seu celular roubado e todas as suas senhas – incluindo as bancárias – estão em um bloco de notas, de fácil acesso para os assaltantes?
O ideal é usar um gerenciador de senhas, um aplicativo que pode guardar todos os códigos, te ajudar a criar senhas fortes e proteger suas contas de forma fácil e segura.
9. Sempre cheque os fatos de emails e mensagens
Emails e SMS e mensagens de WhatsApp falsos são muito comuns e populares entre os golpistas.
Sempre que receber uma mensagem de uma empresa afirmando que sua documentação está ilegal, mensagem oferecendo prêmios, intimação para audiência judicial ou qualquer outro tipo de contato que peça dados bancários e pessoais, ignore!
Muito provável que se trate de uma mensagem falsa para captar seus dados.
Mensagem de amigos ou familiares que mudaram de número e que precisam de alguma ajuda financeira também.
Sempre ligue para os números que você já tem e procure entender se é a pessoa real antes de oferecer qualquer ajuda.
10. Conheça as URLs
Outra maneira de ter uma internet segura é entendendo seu funcionamento e reconhecendo possíveis dicas que mostram que o conteúdo não é seguro.
Se você receber uma mensagem do seu banco levando para o site da instituição financeira, por exemplo, sempre confira se o endereço é o mesmo que você está acostumado a entrar, assim como se o email é o que você geralmente entra em contato.
Qualquer caractere a mais merece atenção redobrada, para não correr o risco de entrar em um site falso que provavelmente vai roubar os seus dados.
Como ter uma internet segura fora de casa
11. Evite se conectar em redes de Wi-Fi públicas
Evite acessar redes de Wi-FI públicas, principalmente as que não solicitam senha ou outro dado para acessar.
Elas podem ser usadas de “iscas” para capturar dados dos dispositivos conectados à ela ou podem redirecionar para sites falsos.
Se precisar, dê preferência a redes de empresas conhecidas ou que solicitam dados de identificação, como CPF, login em redes sociais, telefone ou email.
12. Não acesse dados sensíveis enquanto navega em uma rede pública
Como falamos no tópico anterior, as redes públicas de Wi-Fi podem ser usadas para a prática de golpes.
Por isso, se for necessário fazer uso de alguma, não acesse dados sensíveis, como contas bancárias, para que seus dados fiquem mais seguros.
13. Saia da conta ao utilizar equipamentos de terceiros
Se precisar acessar alguma conta em um equipamento que não seja seu, mesmo que de um conhecido ou amigo, lembre-se de sair da conta fazendo logout, logoff, saindo ou desconectando do site ou aplicativo.
Pode parecer óbvio, mas muita gente acaba simplesmente fechando a aba, permitindo que outra pessoa tenha acesso à sua conta reabrindo a aba ou página.
Essas foram as principais dicas de como ter uma internet segura, dentro e fora de casa!